Mentalidade peregrina diante das situações

Sobre ter e cultivar uma mentalidade peregrina diante das situações para que nada nos amarre, nos prenda e nos corroa a alma. Deus nos quer livres!



A mentalidade peregrina nos permite viver focado naquilo que importa. E, a meu ver, como uma boa leitora da bíblia, o que importa é que o Reino de Cristo se estabeleça na terra, que todos o conheça (Mateus 28:19-20). 

Vivemos o céu já muito antes de estar lá (Colossenses 3:2). Por essa razão, temos e cultivamos essa mentalidade.

Apesar de eu não nunca ter tido muitos bens, posses, coisas, objetos de muito valor, reconheço que a minha mente era possessiva. Podemos ter essa mente mesmo não tendo muitas coisas. E isso se destina também a relacionamentos e situações pelas quais queremos ter domínio. Ter posse!

O estado que ficamos indica onde nosso coração está!


Me via, muitas vezes, fazendo "tempestade" por causa de coisas pequenas. Me aborrecia porque o netbook caiu no chão e não funcionava mais. Isso me fazia chorar incontrolavelmente. O estado que eu ficava indicava que meu coração pertencia a "coisas sem valor".

E isso não é ter uma mente peregrina, e sim, terrena. Ligada e fixada nas coisas desse mundo. 

Depois de um episódio em que eu estava na biblioteca da faculdade, em Porto Alegre/RS, percebi que já tinha mudado um pouco. Tinha comprado um Samsung Galaxy (réplica).

E ali estava eu. Segurei alguns livros na mão e o bendito celular e, de repente, sem eu notar, deixei cair no chão. Sem dúvida, quebrou o display. Ele ficou com a tela toda quebrada.

Em vez de eu ficar com extrema raiva, tristeza e minha mente pensando na perda, eu fiquei bem calma e o guardei na bolsa. Passei a terminar o que estava fazendo. Essa situação e o objeto não mais me deixara nervosa. Louvei a Deus pelo meu crescimento nessa área. 

O que é uma mente peregrina? 


Passei a entender o que é uma mente peregrina não faz muito tempo. Logo quando saí de casa para morar em outro estado, comecei a perceber que minha mente precisava mudar acerca das situações. Acredito que já completou uns 3 anos. Pouco tempo. Ainda preciso crescer bastante...rsrsrs

A bíblia diz em 1 Timóteo 6:7 "pois nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar". Esse verso, pra mim, é o perfeito significado de uma mente peregrina. Se nós tivermos e cultivarmos essa mente, certamente, encontraremos prazer em tudo que realizamos,e não peso. 

Embora conquistemos coisas neste mundo, a mente peregrina não muda. Ela sabe que é graça de Deus e que desfrutamos de tudo isso como uma passagem. A nossa morada, cidadania está nos céus (Filipenses 3:20-21). 

Não somos enraizados por qualquer bem, conquista, reconhecimento, pessoas, objetos. A mente peregrina é livre! (Mateus 6:20-21)

Como você lida com as situações? Será que tem uma mentalidade de peregrino? 

Comente o que achou desse post. E se quiser contar alguma experiência relacionada ao assunto, fique à vontade! 

Compartilhe também para que outros possam refletir sobre ter e cultivar uma mente peregrina!

Até mais...
*** Drikinha ***

Comentários

Popular Posts